19 de janeiro de 2018

Feira Agroecológica: Agricultores de Cumaru participam de intercâmbio em Palmares

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), por meio da Gerência Regional de Surubim, promoveu intercâmbio com um grupo de 20 agricultores familiares, do município de Cumaru, que implantou uma feira agroecológica, em novembro do ano passado. O objetivo foi conhecer o trabalho realizado pela Tecsol - Tecendo Economia Solidária, em Palmares, que funciona há sete anos, com a participação de 70 agricultores.  A visita foi realizada na quarta-feira (17/01).

De acordo com o gerente Regional de Surubim, Denny Lapenda, é importante fortalecer e desenvolver as feiras agroecológicas da agricultura familiar, estabelecendo formas de vendas sustentáveis, a fim de gerar renda e melhorar a qualidade de vida no campo. 

Segundo ele, muitos agricultores, assistidos pelo IPA, possuem dificuldades para comercializar os produtos. “As feiras agroecológicas se constituem em um canal eficiente para escoamento dessa produção. Essa ação reafirma o nosso compromisso com os agricultores, além de fortalecer os princípios da Economia Solidária", relatou o gerente.

Para a extensionista do IPA, Keyla Galvão, o intercâmbio foi um momento de troca de conhecimentos, no qual foi possível tratar sobre formas de gestão e autogestão das feiras. “Os agricultores puderam trocar experiências sobre as dificuldades encontradas e as possíveis soluções. Também receberam orientação dos técnicos do IPA", afirmou a Keyla.

O intercâmbio contou com a parceria e apoio da Gerencia Regional de Palmares, representada, na ocasião, por Arthur Soares e Wellington Santos, supervisor regional e extensionista, respectivamente.

 

 

Fonte: Núcleo de Comunicação