30 de janeiro de 2018

Programa Pesquisador Visitante apresenta resultado positivo

Os resultados finais das pesquisas realizadas, durante o ano de 2017, dentro do Programa Pesquisador Visitante (PV), foram apresentados na manhã desta terça-feira (30), na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Além de pesquisadores do Instituto, participaram pesquisadores convidados da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Na ocasião, o pesquisador do IPA, Gabriel Maciel, falou sobre a continuidade do programa, em 2018. “A iniciativa foi tão exitosa que já solicitamos recursos à Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), por meio de um novo edital. A expectativa é de que, em fevereiro, o resultado deva ser publicado, para que possamos dar continuidade ao trabalho realizado, que apresentou resultados positivos, em um curto espaço de tempo”, reforçou Maciel.  

De acordo com o professor e pesquisador da UFRPE, Rômulo Menezes, é preciso estreitar os laços das universidades com as instituições de pesquisa do estado de Pernambuco. “Essa iniciativa é fundamental para o fortalecimento e ampliação das pesquisas, de forma a elevar a qualidade da produção agropecuária pernambucana e de regiões com condições climáticas semelhantes às nossas”, disse o pesquisador.

Pesquisador Visitante – O Programa começou com um ciclo de palestras com os pesquisadores Ana Porto, Arminda Saconi, Tercílio Junior, Mario Lira Junior e Rômulo Menezes, após o IPA participar de edital da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e receber recursos para as pesquisas serem colocadas em prática.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação