16 de fevereiro de 2018

Ação pioneira garante continuidade de fornecimento para PAA em Calumbi

A Vigilância Sanitária Municipal de Calumbi, Sertão do estado, vem realizando vistorias a propriedades de agricultores de base familiar, assistidos pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). A iniciativa pioneira é realizada por meio de parceria firmada entre o IPA, Vigilância Sanitária Municipal de Calumbi e PAA.

O objetivo é viabilizar a emissão dos alvarás de funcionamento, a fim de que os produtores continuem a fornecer e comercializar os produtos para entidades, sem fins lucrativos, dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). No município, 16 famílias já estão credenciadas.

Na quinta-feira (08), o supervisor de Extensão Rural da Gerência Regional de Serra Talhada, Tito Antônio Ferraz Jota, participou de vistoria, realizada no Sítio Cajazeiras e no Sítio Barras, pelo coordenador da Vigilância Sanitária do Município de Calumbi, Francisco Gomes de Lima. Eles foram acompanhados também pelos extensionista do Escritório Local, Antônio Pereira e Wendell  Barbosa.

“O objetivo é verificar, orientar e adequar as condições de higiene, do ambiente e dos equipamentos utilizado, como também, orientar e fornecer produtos para o tratamento da água utilizada na atividade e para consumo da família”, explica Tito. 

Na ocasião, foram realizadas algumas observações e realizadas as recomendações necessárias, no tocante a necessidade de pequenos ajustes nos ambientes, no manuseio e tratamento da água. “Depois da assinatura do termo de ajuste, será possível emitir alvará de funcionamento e parecer técnico, atestando a qualidade dos produtos , qualidade e a conformidade para consumo nas entidades receptoras”, destaca o supervisor.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA