20 de fevereiro de 2018

Extensionista do IPA debatem a retomada da normalidade produtiva com agricultores de Triunfo

Com os sinais do fim do ciclo de estiagem, extensionistas do escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA), promoveram na comunidade de Carro Quebrado, em Triunfo uma visita técnica onde dialogaram sobre a retomada da normalidade da produção local.

O debate teve foco na inicialização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), do município de Triunfo, para a certificação dos produtos oriundos de uma fábrica de poupa de frutas. Já que a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Sítio Carro Quebrado, que é produtora de manga, caju, acerola, seriguela, cajá, goiaba e pinha.

A unidade de beneficiamento das frutas foi construída com recursos disponibilizados através da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (SEMA). Também foram dialogados culturas de sequeiro da região, como a cana de açúcar, que seria utilizada para fabricação artesanal de Rapadura.

Esse processo se daria com a busca por sementes de qualidade para ampliar a área da cultura cana, já que a estiagem provocou uma diminuição do cultivo. A ação refletiria no aumento da renda da comunidade e proporcionaria uma melhoria na qualidade de vida dos agricultores familiares da região.

A comunidade que faz parte do Plano Municipal do IPA, para a cidade de Triunfo, possui 140 famílias, com 62 associados, ligado à Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Sítio Carro Quebrado.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação