02 de março de 2018

Primeira turma 2018 finaliza o Curso do Horta Escola

O curso da Horta Escola do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) teve sua primeira turma finalizada com 40 alunos. O grupo foi o primeiro de 2018 e a ação faz parte do Programa Horta em Todo Canto, que tem como objetivo disseminar entre entidades civis, públicas e pessoas físicas as técnicas de manejo e implementação de hortas orgânicas nos locais de trabalho, espaços públicos e privados. Todos eles receberam certificados de participação.

  

No curso os participantes receberam orientações durante todas as quintas-feiras do mês de fevereiro e início de março, com uma carga horária de 32 horas/aula, trabalhando informações sobre preparação e tipos de  solos; de pragas e como evitá-las; além de tipos de hortaliças; modelos de hortas;  ferramentas necessárias para manuseio; adubação e irrigação.

 

O evento contou com a participação de Silvana Lemos, assistente da diretoria de extensão rural do IPA; Cristina Lemos, pesquisadora do IPA e uma das responsáveis pela Horta Escola, a extensionista do IPA Ana Paula Silva; e Fátima Gonçalves, umas das palestrantes do curso e responsável pela Composteira da Ceasa-PE.

 

Mariana Maciel, produtora rural e idealizadora da Semana Bloom, que promove ações de sustentabilidade na cidade, demonstrou muita satisfação com a maneira que o curso foi apresentado aos participantes. "Essa formação é o equilíbrio perfeito entre prática e teoria, que enriquece muito o aprendizado. Ele faz todo o ciclo desde a produção das mudas, escolha de sementes, compostagem, além de ensinar o plantio, entre outros detalhes", afirmou.

 

Para os interessados em participar do curso é preciso enviar um e-mail para o hortaemtodocanto@gmail.com, com nome de pelo menos dois representantes para se inscrever. A próxima turma disponível será em abril.

 

Programa Horta em Todo Canto -  Idealizado pela primeira-dama, Ana Luiza Câmara, o Programa promove o cultivo de alimentos sem a utilização de agrotóxicos em equipamentos da administração estadual e instituições privadas. Sua inauguração foi na horta localizada no Palácio do Campo das Princesas, em agosto de 2016. O Horta é coordenado pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco (CIASAN-PE).

Fonte: Núcleo de Comunicação