12 de março de 2018

IPA recebe visita de professora da Universidade do Chile

Na manhã desta segunda-feira (12), o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) recebeu a professora do Departamento de Economia Agrária da Universidade do Chile, Sofia Boza. A visita faz parte do projeto de pesquisa “Segurança Alimentar E Nutricional: Possibilidades para convivência com a seca”, e tem como foco a troca de experiências relacionadas a compras públicas da agricultura familiar dos países.

A visita acontecerá dos dias 12 a 15 de março e a professora fará a apresentação da palestra intitulada: “La política para la pequeña agricultura en Chile”, nesta terça-feira (13), às 9h, na sede do IPA, no Bongi. Além da criação de um convênio de cooperação técnica entre as instituições, que será finalizado antes do final da visita com a representante da universidade chilena.

A educadora falou sobre as expectativas que tem em relação à visita ao IPA. “Temos bastante interesse de ver na prática a logística dos programas de compras públicas do Brasil, como o programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O que é feito com distribuição de produtos perecíveis, a logística de funcionamento do transporte, além de entender como convencer os agricultores a continuar no campo - que é um dos grandes problemas no Chile”, disse a pesquisadora.

Nedja Moura, presidente do IPA, ressaltou os êxitos do PPA em Pernambuco. “É sempre bom recebermos pesquisadores interessados em nossa forma de trabalho de campo com os agricultores. Além disso, temos várias semelhanças com os projetos implantados no Chile, o que nos permite repassar bastante experiência à professora já que o PPA tem mais de 10 anos de existência no país”, comentou a presidente.

O encontro contou com a presença de Presidente do IPA, Nedja Moura; dos diretores de Pesquisa e Desenvolvimento e de Extensão Rural, Antônio Raimundo e Albérico da Rocha, respectivamente; do Supervisor de Recursos Naturais do IPA, Josimar Gurgel; da supervisora do Departamento de Assistência Técnica do IPA, Danusa Rodrigues; a assistente da professora chilena, Lourrene Maffra.

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - é uma ação do Governo Federal para o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecimento da agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção. 

 

Fonte: Núcleo de Comunicação