14 de março de 2018

Pesquisadora chilena ministra palestra para servidores e convidados no IPA

Servidores do IPA e convidados ouviram palestra sobre “La política para La pequeña Agricultura em Chile”, a exposição de ideias foi ministrada pela professora e doutora da Universidade do Chile, Sofia Boza, na tarde desta terça-feira (13), na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

A ação faz parte de uma visita técnica dentro de um projeto em parceria com o IPA, que aborda a temática: Segurança alimentar e nutricional: Possibilidades para convivência com a seca e o semiárido, realizado por meio de uma ação conjunta pelos Macroprogramas V e VI, implantados pelo IPA.

Na palestra a pesquisadora Sofia Boza abordou sobre as dificuldades da agricultura familiar no Chile. “Temos problemas de desconfiança dos agricultores chilenos para criarem associações ou cooperativas, dificuldades com a migração das novas gerações para outras atividades fora da agricultura; a falta de conhecimento metodológico dos exensionistas para repassar o conhecimento aos agricultores”, disse Sofia.

A assistente da Supervisão de Recursos Naturais do IPA, Claudia Rodrigues Fernandes, ressaltou a falta de participação do governo chileno favorece a independência dos agricultores. “É percebível que a ausência de assistencialismo do governo chileno permite uma autonomia dos agricultores chilenos e isso faz os produtores terem renda sem tanto paternalismo governamental”, relatou a assistente.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação