25 de abril de 2018

Extensionistas apresentam resultados de estudo na Associação Municipal Mulher Flor do Campo

Os extensionistas Alexandre Cesário e Gerlúcio Moura, do escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco em Santa Cruz da Baixa Verde, reuniram-se ontem, dia 24 de abril, com a Associação Municipal Mulher Flor do Campo, no sítio Lagoa do Almeida, para apresentar os resultados da pesquisa realizada com o grupo.

 No estudo, intitulado Estratégias de Empoderamento para o Desenvolvimento Local: o caso das agricultoras de Pernambuco/Brasil e Santarém/Portugal foi desenvolvido durante o mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex) na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) por Gerlúcio Moura, sob a orientação da Profª. Drª. Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida.

A partir do trabalho de Ater desenvolvido com o grupo de mulheres no município desde 2008, a pesquisa analisou crédito rural como estratégia de empoderamento destas e, para isso, identificou as principais linhas acessadas, as atividades financiadas e os principais entraves encontrados pelas agricultoras no que se refere ao crédito rural; discutiu-se, também, a divisão sexual do trabalho e os papeis sociais de gênero no cotidiano das agricultoras, além de mapear a participação das mulheres em espaços comunitários e políticos relacionando as ações de Ater desenvolvidas junto às agricultoras da associação.  

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA