24 de maio de 2018

IPA é palco da 31ª reunião do Comitê da Caatinga/ PE

Cerca de 50 pesquisadores participaram da 31ª reunião do Comitê da Reserva da Caatinga / Pernambuco. O evento foi realizado no Auditório Ruy Carlos do Rego Barros Ramos, na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

A reunião contou com palestra sobre Agricultura Sustentável no Bioma Caatinga, com pesquisador e doutor do IPA, Geraldo Eugênio de França, que falou sobre o ciclo de secas 2011 a 2017; a importância dos dados de previsões climáticas; abordou o atual cenário do nordeste brasileiro; tratou a cerca das atividades agropecuárias no bioma caatinga; e por fim destacou as opções estratégicas para o pequeno produtor do semiárido.

No segundo momento, o público teve a palestra sobre Fontes de Energia Alternativa no Semiárido de Pernambuco, com a pesquisadora e doutora do IPA, Francis Lacerda. Na apresentação, a pesquisadora comentou a respeito do projeto que faz parte, que cuida da garantia da segurança hídrica, alimentar e energética das pessoas que vivem no bioma caatinga, apesar das dificuldades climáticas. Nesse projeto e promovido o desenvolvimento socioeconômico local e a maioria da qualidade de vida das populações da região semiárida do Estado. No final da reunião foi aberto espaço para debates a cerca das palestras.   

Estavam presentes pesquisadores do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), da Universidade Federal Rural de PE (UFRPE), da Universidade Católica, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural), Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(Ibama), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA