28 de maio de 2018

Implantação do Projeto Dom Hélder na Fazenda Santana em Serra Talhada

A implantação do Projeto Dom Hélder na Comunidade Fazenda Santana, em Serra talhada, foi tema da reunião realizada na quinta-feira (24). A região onde se localiza a comunidade é uma importante produtora de Mandioca, milho, feijão e possui várias casas de farinha artesanal, sendo explorado também  a caprinocultura e ovinocultura de corte  entre outras atividades.
 
Participaram a equipe técnica do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, formada pelos técnicos Dejonas Nogeira,  Adriano Araujo e Gemano Pereira, acompanhado pelo articulador do Projeto na Regional Serra Talhada, o engenheiro agrônomo Gerlúcio Moura. Também presentes representantes de 59 famílias de pequenos agricultores que estão pré-selecionados para serem trabalhadas e beneficiárias das ações de ATER e de inclusão social através do referido projeto. A iniciativa contou com apoio da associação comunitária local.
 
Em Serra Talhada,  estão sendo selecionadas 196 famílias que serão alvo das ações que terão como ferramenta para gerar desenvolvimento, capacitações e ações de cidadania que proporcionem acesso a políticas públicas a exemplo do crédito rural e políticas sociais destinadas ao setor.
 
O Projeto Dom Hélder Câmara é uma ação do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, gerido pela Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco. Em Pernambuco, 110 municípios serão contemplados pelo projeto  que atenderá 9.466 famílias. O IPA prestará  assistência técnica e extensão rural a 60 desses municípios, beneficiando 5.520 famílias.
 
A área de abrangência do Dom Helder inclui 913 municípios de 11 Estados brasileiros - Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Piauí, Maranhão, Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA