11 de junho de 2018

IPA e Mãe Coruja de Ferreiros realizam oficina de reuso do óleo de cozinha na produção de sabão artesanal

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em parceria com o Canto Mãe Coruja de Ferreiros, realizou uma oficina de reuso do óleo de cozinha na produção de sabão artesanal. A formação aconteceu na última quinta-feira (7) e teve como foco ensinar as mães atendidas pelo programa uma forma de gerar renda, além da preservação do meio ambiente.

A oficina foi ministrada pelo pesquisador da Estação Experimental do IPA de Itambé, Luiz Rodrigues, com a presença de Claudemir Monteiro e Uzzai Cordeiro, respectivamente, gerente regional e supervisor da gerência regional do IPA em Carpina. A ação contou com a colaboração dos extensionistas Maiara Melo e Afrânio Souto (Escritório IPA de Ferreiros) com a equipe do Programa Mãe Coruja da cidade.

No evento, que aconteceu na Semana do Meio Ambiente, as mulheres receberam as instruções para o reuso do óleo de cozinha participando ativamente de cada etapa da produção do sabão artesanal.

Luiz Rodrigues explicou com riqueza de detalhes os ingredientes utilizados, o passo a passo das receitas e os cuidados necessários, na produção, manuseio e utilização dos produtos. Ainda foi disponibilizada uma versão impressa das diferentes formas de produção de sabonete artesanal e, ao final, foram distribuídos os sabões produzidos na oficina entre as mulheres do Mãe Coruja.

No final da formação as mulheres reafirmaram a importância da oficina e algumas delas irão colocar em prática o que aprenderam na cozinha das próprias casas, dos seus familiares e vizinhos. Elas com essas medidas poderão minimizar a agressão ao meio ambiente, por meio de uma atividade econômica, ecológica e sustentável.

 

 

Fonte: Núcleo de Comunicação