12 de junho de 2018

Paulo Câmara inaugura Horta Escola na sede IPA em San Martin

O governador Paulo Câmara inaugurou na manhã desta terça-feira (12) a Horta Escola do IPA. A horta é uma unidade didática utilizada para aulas do curso programa Horta em Todo Canto, idealizado pela primeira dama Ana Luiza Câmara, que visa estimular a produção de alimentos orgânicos nos equipamentos estaduais, municipais e privados. Na inauguração de hoje, na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretária de Agricultura e Reforma Agrária de PE (Sara), o gestor ressaltou a importância do programa para valorizar o cultivo de produtos naturais.

Antes da inauguração o governador visitou o herbário do IPA, batizado de Dárdano de Andrade Lima, uma referência nacional e internacional para o bioma caatinga. Em seguida, Paulo Câmara conheceu a biblioteca do Instituto e seguiu para a inauguração da horta escola.

O gestor estadual parabenizou os alunos do curso e agradeceu a ação - que é fruto de um olhar diferenciado para a produção de hortaliças sem uso de agrotóxico. "Em momentos de crise é possível realizar uma ação de grande impacto com baixo custo. Um programa que integra várias pastas do governo e que tem o IPA como um dos pilares. Precisamos ter um olhar diferenciado para o meio ambiente e ainda cuidando da reinclusão de vários segmentos por meio da Secretaria da Mulher", disse o governador.

Mariana Maciel, aluna concluinte do curso do horta, e que recebeu o certificado na solenidade, ressaltou em seu discurso a importância do programa, além de compartilhar a felicidade em ter participado das aulas. “Recomendo fortemente a participação no programa Horta em Todo Canto, independente da profissão das pessoas aqui presente”, disse, também agradecendo a primeira dama, Ana Luiza, bem como as facilitadoras do curso, Cristina Lemos, Ana Paula Gomes Silva, Palmira Sales, entre outras.

"Estamos procurando desenvolver o que o governador determinou, utilizando todos os nossos recursos da agricultura para que a sociedade perceba que o governo está atento aos anseios da população. Com isso estamos melhorando a produção de Pernambuco, numa busca pela qualidade dos produtos agrícolas, para que não agridam a saúde da população, nem o meio ambiente. E no Horta em Todo Canto buscamos orientar uma safra de multiplicadores, com técnicas de manejo sustentável. O programa ainda tem um viés social muito relevante, com participação de reeducandos da Funase, que trabalha a inserção destes meninos na volta para a sociedade", comentou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista.

Na solenidade, entre outros, a Primeira Dama do Estado, Ana Luiza Câmara; a secretária da Mulher de PE, Silvia Cordeiro; o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Clovis Benevides; secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Cavalcanti; Deputada Laura Gomes; prefeito de Bom Conselho, Dannilo Godoy; Presidente do IPA, Nedja Moura;  secretário executivo de agricultura familiar, José Claúdio; coordenadora do comitê gestor do Horta em Todo Canto, Mariana Suassuna; diretor de projetos especiais da Ceasa, Rafael Suassuna, além de outras autoridades e representantes da sociedade civil.

 

 

Fonte: Núcleo de Comunicação