28 de junho de 2018

Cooperativa de leite é visitada para realização de projeto de ampliação

Extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em conjunto com técnicos da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de PE (Adagro), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Universidade Federal Rural de PE (UFRPE) realizaram uma visita técnica à Cooperativa dos Produtores Rurais de Luanda (COOPAL), situada no município de Serra Talhada.   

A visita foi realizada pelo extensionista do escritório de Serra Talhada, Germano Pereira, e teve como foco projetar uma possível ampliação das instalações e assim viabilizar além da pasteurização e fabricação de iogurte, a produção de queijos e doces pela usina de beneficiamento de leite.

O projeto que será elaborado e posteriormente apresentado para a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), que já sinalizou com a disponibilidade de recursos para a ampliação.     Ainda será promovida a ampliação das áreas de cultivo de palma forrageira que os cooperados possuem, além de uma intensificação da assistência técnica que já é prestada.

O IPA vem realizando assistência técnica à COOPAL desde 1997, através de capacitação dos 65 criadores sobre higienização da ordenha; disponibilização de sementes de milho, sorgo e palma forrageira. A construção da usina de beneficiamento contou com a utilização de recursos Governo do Estado, por meio da Sara em parceria com a prefeitura municipal. 

 

 

Fonte: Núcleo de Comunicação