09 de julho de 2018

Pesquisador do INL participará de programa do IPA

Após palestra no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o doutor e chefe do Departamento de Ciências da Vida, do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), Lorenzo Pastrana apresentou interesse em formalizar parceria com o Instituto pernambucano, em reunião realizada na última sexta-feira (6).

A parceria se dará por um ano, através do Programa Pesquisador Visitante (PV), que é realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e diversas instituições de Ensino do Estado.

O PV apoia cinco linhas de pesquisa que são estratégicas para o IPA, com foco no atendimento das demandas do setor agropecuário pernambucano. Dentre elas o chefe do Departamento de Ciências da Vida do INL, Lorenzo Pastrana, irá colaborar com a pesquisa voltada produção e aplicação de um biolarvicida por Bacillus thuringiensis (BT370) para o controle da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) em milho verde.

A participação de Lorenzo será na inserção de nanopartículas no encapsulamento do biolarvicida  pesquisado pela doutora Ana Porto, uma das pesquisadoras do programa.  

O INL é um dos principais laboratórios do mundo, especializado em nanotecnologia e nanociência de origem intergovernamental. A instituição é ligada a Organização das Nações Unidas (ONU).

 

 

 

Fonte: Núcleo de Comunicação