16 de outubro de 2018

Agricultores de Pombos comemoram resultado da Festa do Abacaxi

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), por meio do escritório local de Pombos, participou da 33ª Festa do Abacaxi, com a realização da II Feira de Artesanato e de Produtos Derivados da fruta, de 11 a 14 de outubro . O evento viabilizou, diretamente, a venda de produtos de 25 famílias, beneficiando, indiretamente, mais de 100 pessoas envolvidas.

Para a agricultora Aurinete "foram dias muito cansativos, mas que valeram muito à pena e já faz planos para o próximo ano". Os agricultores, Aglailson Manoel, do Sítio Barriguda, e Edilson Serafim, do Sítio Rusilha, contaram que que antes da Feira ser organizada pelo IPA, eles já comercializavam.

 “Levávamos, em média, 200 unidades e vendíamos, no máximo, 50 abacaxis, nos três dias de festa. Agora, chegamos a mais de 2000 unidades do fruto”, comemora Aglaison. As agricultoras Rosiane, do Sítio Maracujá, e Aurinete, do Sítio Recanto, comentaram que não dava tempo de arrumar a bancada, pois os produtos já estavam vendidos.

 “A Feira teve início em 2017 surgiu da necessidade de aproveitar integralmente o abacaxi e fecharmos a cadeia produtiva do fruto com a comercialização”, explica a extensionista Andry Lúcia, que começou a prestar assistência às agricultoras em 2016. Naquele ano, ela ministrou o curso de Beneficiamento e Aproveitamento Integral do Abacaxi, tendo como resultado o desenvolvido de, aproximadamente, 19 produtos à base do fruto.

A partir daí, o grupo vem recebendo acompanhamento contínuo, participando de cursos sobre Higiene e Manipulação de Alimentos e, mais recentemente, sobre Qualidade de Atendimento. A iniciativa conta com apoio direto do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, do Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais/Secretaria de Organização da Mulher. 

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA