18 de outubro de 2018

Estação Experimental de São Bento está livre de brucelose e tuberculose

A Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em São Bento do Una, obteve a renovação da certificação como propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose.

A Estação é certificada com esse status sanitário desde 2010, tendo anualmente a certificação renovada. Atualmente, em Pernambuco, só existe mais uma propriedade privada certificada, instalada no município de Águas Belas segundo informações da Adagro.

“Para se ter uma ideia da importância desta estratégia de controle da sanidade animal, a União Europeia só importa produtos lácteos produzidos em áreas certificadas como livres destas zoonoses”, explica Sebastião Guido, supervisor do Programa de Pesquisa em Produção Animal e coordenador do Macroprograma de Pecuária de Leite do IPA. O processo de certificação é de adesão voluntária e o proprietário arca com os custos de realização dos testes.

A certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose é uma das ações previstas no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose - PNCEBT do MAPA. A brucelose e a tuberculose são zoonoses de extrema severidade e pode causar prejuízos significativos na propriedade leiteira.

Seu controle e erradicação visa testar todos os animais da propriedade e vacinar as bezerras de três a oito meses de idade. Além de contribuir com a melhoria da qualidade do leite e dos produtos derivados, aumento da produtividade e preservação da saúde pública.

Outras vantagens de se obter a certificação da propriedade são ainda, a realização dos exames apenas uma vez ao ano, podendo os animais participar de eventos sem a necessidade de realização de exames prévios, a bonificação na venda do leite para as indústrias e a garantia da sanidade de animais oriundos de rebanhos livres.

 

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA