07 de novembro de 2018

IPA abrigará projeto Centros Nacionais Multiusuários

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) foi contemplado com recursos de R$ 3.281.940,00, da Finep, para implantação do projeto Centros Nacionais Multiusuários. Ao todo serão implantados quatro Laboratórios - Água, Plantas e Rações; Laboratório de Genoma; Laboratório de Biologia do Solo e Laboratório de Biotecnologia.

O IPA foi a única instituição estadual de pesquisa no Brasil a ser comtemplada por essa Chamada Pública de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, sob a nomenclatura MCTI/FINEP/FNDCT 02/2016. “A finalidade é não só atender aos pesquisadores do IPA, mas, também, a pesquisadores e alunos de universidades, empresas e outros Centros, tanto nacionais como internacionais”, explica o diretor de pesquisa do Instituto, Gabriel Maciel.  

O principal objetivo da proposta, firmada entre a FINEP e o IPA, será requalificar com equipamentos modernos de alta precisão nas áreas de Fermentação, genoma/biotecnologia, separação de produtos e analises de água, planta e solo. A gestão do centro será feita por um Comitê Gestor de Usuários contando com membros do IPA, representantes externos e por representantes da FINEP. “É importante destacar a participação da FACEPE como provedora de Bolsas de Desenvolvimento para auxiliar na execução dos trabalhos”, ressalta o diretor.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA