08 de novembro de 2018

Pesquisadores do IPA visitam Universidade do Chile

Os pesquisadores do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Josimar Gurgel e Danuza Corrêia, e o bolsista Raul Lohan, realizaram visita técnica à Universidade do Chile, entre os dias 20 e 31 de outubro. A ação é realizada no âmbito de um projeto internacional sobre compras públicas de agricultura familiar, feito em conjunto com a professora do departamento de Economia Agrária da instituição chilena, Sofía Boza.

O trabalho é financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil a partir de recursos da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), envolvendo o instituto pernambucano e a universidade chilena. O objetivo é estudar a aplicação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que está em execução há nove ano em Pernambuco, bem como do Programa de Aquisições A Public to Family Farming, que foi desenvolvida por meio de um acordo entre a JUNAEB e o Instituto do Desenvolvimento Agropecuário (Indap), desde 2016 no Chile. 

Na ocasião, os pesquisadores se encontraram com o vice-reitor, Carlos Muñoz, e com o diretor de Pós-Graduação, Osvaldo Salazar. “A finalidade é estreitar os laços a fim de concretizar uma parceria e viabilizar novas ações em conjunto”, destaca Gurgel.

Além disso, visitaram as instalações do campus, destacando a visita às dependências do Núcleo de Estudos em Políticas e Desenvolvimento Agrário (NEPAD) e do Centro de Pós-colheita (CEPOC). Nesse último, foram recebidos pelo professor Víctor Escalona, ??que mostrou os avanços recentes do seu grupo em pesquisa e inovação relacionados ao cultivo e pós-colheita de hortaliças. 

Além disso, os pesquisadores foram convidados, juntamente com o professor Boza, para o programa "El Semáforo" da Rádio Universidad de Chile , para falar sobre seu projeto e sobre o seminário "Compras públicas na agricultura familiar: as experiências do Chile e do Brasil". 

Os pesquisadores também tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências com os alunos. Primeiro quando ministraram aula, aos alunos do curso coordenado pela professor Sofía, sobre "Avaliação de políticas públicas" e depois durante a viagem de campo à Região Metropolitana e à Região O'Higgins. 

Nessa localidade, eles conheceram os escritórios da Aquitaine Vineyard, localizada na comuna de Peñalolén, e a Cooperativa COOPEUMO, que é fornecedora do programa de alimentos do Chile. Uma reunião também foi realizada com membros do Instituto do Desenvolvimento Agropecuário (Indap), responsável em conectar os compradores e concessionárias com os grupos de agricultores.
 

Com informações do Escritório de Extensão - Faculdade de Ciências Agronômicas / Roxana Alvarado - Jornalista do Campus Sur

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA