23 de novembro de 2018

IPA adquire direito de uso da plataforma ArcGIS

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), adquiriu o direito de utilizar a plataforma de sistemas de informação geográficas ArcGIS – um banco de imagens espaciais que, em fins práticos, serve para o uso em planejamento estratégico das ações do departamento de Pesquisa e Extensão, além de Recursos Hídricos.  Sendo assim, durante toda essa semana foi realizado curso de capacitação com funcionários do IPA e também do ITERPE.

Uma vez como plataforma de banco de dados, a ArcGIS traz mais benefícios por possibilitar o uso de imagens espaciais para fazer comparações de áreas de campo, por exemplo. Para o IPA e para o desenvolvimento de informações sobre o setor agropecuário pernambucano é uma novidade que só trará ganhos com o uso da geotecnologia. A partir do momento que terminar a capacitação o trabalho já começa a ser desenvolvido.

“Com a utilização da ferramenta é possível trabalhar com o SIGAER – sistema de informações da Extensão Rural. O banco de dados com as imagens espaciais pode ser utilizado para elaboração de mapas para tomadas de decisão através de planejamento estratégico como, por exemplo, perdas e ganhos em safras. Tudo isso será mostrado à população não só de forma numérica”, pontua Josimar Gurgel, do IPA.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA