21 de janeiro de 2019

Odacy Amorim assume a presidência do IPA nesta terça-feira (22)

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, sedia, nesta terça-feira (22), a posse do seu novo presidente, Odacy Amorim. A solenidade será no auditório Ruy Carlos do Rego Barros, na sede do órgão, em San Martin, a partir das 10h. Com larga experiência de homem público, Odacy chega ao IPA com muita afinidade ao trabalho desenvolvido pelo Instituto - com foco na melhoria contínua da agricultura familiar pernambucana, através de trabalhos nas áreas de Extensão Rural, Pesquisa e Infraestrutura Hídrica.

“Continuarei atuando em prol do desenvolvimento dos setores em questão, em todo Estado, uma vez que entendo perfeitamente o que vive e o que necessita o nosso agricultor familiar. Faremos uma gestão otimista, focada nesta melhora contínua dos serviços prestados pelo IPA, órgão com tradição de mais de 80 anos de assistência ao setor”, afirmou. A solenidade contará com a presença do Secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, além de deputados, prefeitos, entidades de classe, entre outros.

Natural de Petrolina, sertão pernambucano, Odacy residiu por muitos anos no distrito de Rajada. Lá, ainda jovem, começou a defender os interesses do seu povo na presidência da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Rajada, onde promoveu melhorias na qualidade de vida da sua comunidade. Por isso, foi convocado por amigos e correligionários a disputar uma vaga no poder legislativo municipal, sendo eleito pelo PSB no pleito de 1992, fato que mereceu destaque por ter sido o mais jovem vereador da história daquele município. Reelegeu-se nos dois pleitos seguintes.

Ainda foi Secretário Municipal de Agricultura na gestão do então prefeito Fernando Bezerra Coelho, na cidade sertaneja. Foi também presidente da Comissão de Defesa Civil do município de Petrolina, onde teve destacada atuação durante as cheias de 2004. Nesse mesmo ano foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Bezerra Coelho. Em dezembro de 2006, Odacy assumiu o comando da Prefeitura Municipal, uma vez que FBC foi nomeado Secretario de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.

 Em dois anos de mandato, Amorim conseguiu dar continuidade às ações implantadas e viabilizar a implementação de outras, a exemplo de pavimentação asfáltica, construção de moradias populares, ampliação e reforma de escolas, implantação da primeira escola de ensino integral do interior do Estado, saneamento básico, contratação de presidiários em regime semiaberto para cuidar da limpeza da cidade, inauguração do Hospital de Urgências e Traumas - HUT, remodelação da administração do Hospital Dom Malan (HDM) através do IMIP.

Por sua atuação à frente da Prefeitura Municipal de Petrolina, recebeu condecorações e prêmios relevantes para a sua biografia política, a exemplo do "Prefeito de Expressão 2008" concedido pela Amupe e o Diario de Pernambuco; "Inovação em Gestão Educacional" do Ministério da Educação, pelo desenvolvimento de experiências inovadoras na área educacional; "Diploma de Destaque Nacional em Saneamento Ambiental", concedido pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental e pelo Instituto Biosfera, pelas obras executadas com vistas a zerar a poluição do município no rio São Francisco.

Odacy Amorim ainda foi assessor especial do governador Eduardo Campos, incumbido de cuidar das obras da Transposição do rio São Francisco e da Transnordestina, além de deputado estadual por dois mandatos.



 

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA