07 de março de 2019

Diretoria de Extensão Rural reúne gerentes e supervisores em Carpina

A Diretoria de Extensão Rural promoveu, entre os dias 25 e 28 de fevereiro, no Cetreino, em Carpina, a reunião com gerentes regionais, supervisores de campo, gerentes dos Departamentos de Assistência Técnica (DEAT),  Departamento de Educação e Metodologia de Extensão Rural (DEEM), Departamento de Estudos, Projetos e Gestão da Informação Rural (DEPG) e Supervisores de Núcleos Técnicos.

Na ocasião, o presidente do IPA, Odacy Amorim, se apresentou para o conjunto de gerentes e supervisores e falou da sua satisfação em estar à frente da gestão do IPA. Ele abordou diversos temas e propostas, relacionadas aos serviços de extensão que pretende aprofundar durante sua gestão. Também presentes os diretores de Infraestrutura Hídrica, Flávio Duarte, e de Pesquisa e Desenvolvimento, Gabriel Maciel, os quais destacaram em suas falas a necessidade de ampliar a integração das ações das diretorias do IPA, de modo que a ação institucional seja fortalecida.

A reunião teve como objetivo discutir questões relacionadas às atividades do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), Sistema de Monitoramento de Dados Sigaer, planejamento das ações do Programa de Aquisição de Alimentos  (PAA) e apresentação do novo Diretor de Extensão Rural do IPA, Reginaldo Alves de Souza, designado por meio da portaria nº 3637 de 12 de Fevereiro de 2019.

Para o diretor de Extensão, o encontro foi extremamente importante, não só pelo fato de estabelecer o primeiro contato com os gerentes regionais e supervisores de campo, mas principalmente pela riqueza dos debates em torno das ações do Projeto Dom Helder Câmara, sob coordenação de Maviael Fonseca, Genil Gomes e Karina Alves, como sendo uma grande oportunidade de inovação da metodologia de assistência técnica para ação do IPA, na perspectiva de incorporação dos novos conceitos propostos pela Nova ATER.

Foram apresentados novos campos de inserção de dados no Sigaer, sob coordenação de Francisco Lopes, importante instrumento de monitoramento das metas pactuadas nas diversas frentes de atuação da equipe de extensão, e por fim, sob a coordenação de Flávia Guimarães, foram tirados diversos encaminhamentos para operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), previsto para iniciar a partir de março/19.

HISTÓRIA - Reginaldo Alves é natural do município de Ouricuri, Sertão do Araripe, tem formação em agronomia, especialização em gestão agroambiental e aluno do curso de gestão ambiental, pelo Instituto Federal de Pernambuco – Campus Recife. Sua experiência profissional resulta de trabalhos realizados na ONG Caatinga, no sertão do Araripe, no período de 1989 a 2010, seguida de uma passagem pelo serviço público estadual,  assumindo funções de supervisor regional no Prorural (2010/11), Gerente de ATER na Secretaria Executiva da Agricultura Familiar (em 2011), Diretor de Sustentabilidade de Assentamentos na Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária – SARA (período de 2011 a 2014), retornando novamente para o universo das ONGs por meio da ONG Diaconia (em 2014) e por fim atuando no movimento sindical rural como assessor da Diretoria de Políticas par o Meio Ambiente da Fetape, no período de 2015 a 2018.

 

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA