31 de maio de 2019

Noronha recebe curso sobre plantas medicinais

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) realizou o curso Plantas Medicinais, Condimentares e Produtos de Higiene Pessoal no arquipélago de Fernando de Noronha, durante esta semana. Participaram gestantes, familiares e profissionais da área de saúde. A atividade foi realizada em conjunto com o Canto Mãe Noronha e a Superintendência do Meio Ambiente da administração da ilha, em parceria com a empresa Econoronha.

A oficina fez parte do plano de articulação do Programa Mãe Coruja Pernambucana na ilha, visando incluir a comunidade local em ações sustentáveis, aproveitando as plantas para a fabricação artesanal de produtos naturais e com baixo custo. Participaram do curso cerca de 25 pessoas, divididas em duas turmas, que aprenderam ao longo dos 4 dias de atividades, como produzirem xaropes, desodorantes, pomadas, óleos essenciais, repelentes, sabonetes, extratos entre outros.

O próximo passo será a promoção do Curso de Horta Orgânica e Medicinal, com a implantação de uma horta como produto final, no complexo que abriga o Canto Mãe Noronha, a Unidade Básica de Saúde, Vigilância Sanitária e Ambiental e o Setor de Assistência Social. “Vamos também executar o curso de plantas medicinais, uma vez que a procura foi imensa” , destaca a extensionista do IPA, Ana Paula Gomes.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA