11 de junho de 2019

Engenheiro de pesca ministra palestra em São Paulo e Santa Catarina

O engenheiro de pesca do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gilvan Lira, ministrou palestras em São Paulo e Santa Catarina. A palestra foi sobre o seu trabalho que ficou em 1º lugar na categoria Políticas Institucionais, da 1ª edição do Prêmio Inovação Aquícola. Essa premiação é uma iniciativa inédita na aquicultura brasileira, idealizada pela Aquaculture Brasil, Aquishow Brasil e Seafood Brasil e realizada na 10ª Aquishow 2019, um dos um dos maiores eventos da piscicultura de água doce da América Latina. 
 
O trabalho “Introdução e desenvolvimento da criação de camarão marinho pelos agricultores do semiárido Pernambucano”, foi apresentado primeiramente, na tarde do dia 22 de maio, no Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em Registro, São Paulo. Posteriormente, no dia 31 de maio, foi a vez de apresentá-lo na Engenharia de Aquicultura, no Centro de Ciências Agrárias-CCA da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, em Florianópolis (SC).  Os eventos reuniram estudantes universitários, professores e profissionais do setor pesqueiro.
 
Nessa oportunidade, aproveitamos o momento para motivar os alunos a continuarem firmes nos seus cursos de graduação: Engenharia de Pesca, Engenharia de Aquicultura e áreas afins, e cada vez mais se empenharem nos seus estudos”, destacou Gilvan. Segundo ele, a realização desse trabalho na região semiárida, comprova o grande potencial do setor Aquícola, que é um dos que mais cresce em meio às ciências agrárias, devido à maioria dos estoques naturais estarem no limite de captura, e adicionalmente a isso, o consumo de pescado vir aumentando, tanto no Brasil, como no mundo.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA