20 de junho de 2019

Agricultores participam de debate sobre o PAA em Jatobá

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) promoveu o debate sobre produção de alimentos, qualidade e responsabilidade na comercialização por meio do Programa de Aquisição de Alimentos e Agricultores (PAA), no município de Jatobá. Os trabalhos foram conduzidos pelo supervisor de Extensão Rural, Tito Ferraz, em conjunto com o extensionistas, Kleber Saraiva.

O evento ocorreu na quarta-feira (19), no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Participaram 42 representantes do STR Jatobá, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural,  Prorural, Prefeitura Municipal de Jatobá, CRAS, das entidades beneficiárias do PAA, Cadastrados no referido programa.

As discussões e debates abrangeram qualidade, higienizaçao e transporte dos produtos e as implicações que alimentos contaminados podem causar em criança e em pacientes que consomem os mesmos em Hospitais, abrigos, creches e Escolas, quando comercializados por meio dos programas e políticas públicas oficiais do setor, como também junto a população em geral que realizam a aquisição nas feiras e mercados. Foram utilizamos slides e vídeos mostrando formas de conservação dos alimentos e apresentamos sugestões para substituição dos agroquímicos na condução das culturas.

As questões ambientais no tocante ao desequilíbrio ecológico, a poluição das águas e rios e os impactos na qualidade da água de irrigação de fruteiras e hortaliças também foram temas debatidos no evento.  Entre outros assuntos, também detalhamos as condições,  normas e formas de acesso às politicas públicas para o setor e a importância da DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf como principal instrumento para tal fim.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA