04 de julho de 2019

Artigos da Palha da Bananeira são destaques na Feneart

Mais de 50 variedades de produtos diferenciados, confeccionados a partir da palha da bananeira, estão sendo apresentados no estande do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), durante a Feneart, até o dia 14 deste mês, no Centro de Convenções de Pernambuco. Os artigos, que podem ser adquiridos a partir de R$ 5,00, foram produzidos por cerca de 30 mulheres de Associação de Mulheres Artesãs da Vila Cruangi, em Timbaúba, e Associação Beneficente Maria Auxiliadora, em Machados.  

Elas foram capacitadas por meio de um projeto, realizado pelo IPA, que promoveu o Curso de Beneficiamento da Palha da Banana, em diversos municípios. Na capacitação, as agricultoras aprenderam a confeccionar bolsas, sapatos, decoração e afins. Dona Sueli é a prova do sucesso dessa iniciativa. “Aprendemos a fazer novos artigos, de melhor qualidade e boa aceitação. Agora é melhorar a qualidade mais e mais”, comemora ela.

“É a primeira vez q o IPA participa com um estande na Fenearte, mostrando o compromisso do órgão em valorizar cada vez mais as potencialidades do campo e dos agricultores familiares, apresentando novas oportunidades e incentivando a capacitação continuada”, destaca o presidente do Instituto, Odacy Amorim.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA