31 de julho de 2019

IPA participa de reunião com a prefeitura de Chã de Grande para criação de tilápia e camarão

O presidente do IPA Odacy Amorim e o diretor administrativo Daniel Saboya participaram de uma reunião nesta quarta-feira (31),  na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco, com o prefeito de Chã Grande, Diogo Alexandre. Participaram também do encontro o extensionista do IPA Gilberto Braga e o secretário de agricultura do município Emerson Campos.  O objetivo da reunião é viabilizar um acordo de cooperação técnica entre o IPA e a prefeitura de Chã de Grande para produção de peixe e camarão na cidade.

As tilápias são as espécies mais adequadas para criação em represas de propriedades rurais. Pensando nisso, o IPA tem o cadastro de 100 agricultores interessados no projeto que trabalham com a piscicultura em Chã Grande. Todos serão avaliados para receber capacitação.  Segundo Gilberto Braga, a ideia inicialmente é trabalhar um programa piloto e a partir dele montar um viveiro escola para e ensinar os agricultores produzir tilápia e camarão de forma correta e rentável. 

É um programa que irá beneficiar a população local, pois a renda da produção vai circular dentro do município. Além dos produtos que serão direcionados para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar e também para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação