27 de agosto de 2019

Estudantes do IF Sertão recebem orientação sobre sementes crioulas, em Floresta

A convite do IF Sertão de Floresta, no Sertão de Pernambuco, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) participou no dia 22, de uma apresentação de trabalhos sobre sementes crioulas. O evento contou com a participação de cerca de 80 pessoas, entre alunos e professores.

Durante a programação foi apresentado o trabalho avaliação de variedades de sementes crioulas, que vem sendo conduzindo na comunidade Lagoa do Almeida, com a participação de extensionistas do IPA dos municípios de Calumbi, da Gerencia Regional de Serra Talhada e de Santa Cruz da Baixa Verde em parceria com a Associação Mulher Flor do Campo.

Segundo Supervisor de Extensão Rural Tito Antonio Ferraz, o trabalho, mesmo antes da conclusão já apresenta bons resultados. “Falta apenas colher uma das culturas para que possamos  aferir a produção e produtividade de três variedades de sementes crioulas, sendo uma de milho, uma Fava e uma variedade de Feijão”, destacou.

A experiência festa sendo conduzida em uma roça comunitária, onde foi instalado um pluviômetro, que registra todas as etapas e operações sobre condução das culturas as quais proporciona  tirar inúmeras conclusões e definir os níveis de produtividade das culturas dentro da faixa de precipitação pluviométrica nas condições de solo e condução praticadas na região.

A palestra despertou bastante interesse por parte de público e novos eventos já estão sendo idealizados com vista a conhecer os resultados alcançados logo após as conclusões finas da atividade em campo.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação