02 de setembro de 2019

Agricultores de Sirinhaém conhecem projeto de apicultura do IPA em Altinho

Dezesseis agricultores familiares de Sirinhaém, na Mata Sul de Pernambuco, participaram na quinta-feira (29), de uma visita técnica no Projeto Juventude Rural em Apicultura na Comunidade do Carão, na Zona Rural de Altinho, no Agreste. Eles estavam acompanhados do extensionista do IPA, Aminadable Moureira, e pelo secretário de agricultura de Sirinhaém, Eronildo Ramos.

O Projeto Juventude Rural foi implantado em 2016, financiado pela Fundação Banco do Brasil e com o apoio do IPA - Altinho. Na ocasião, a equipe local do IPA, formada por Marlos Rêgo, Patrícia Monteiro e Juraci Batista, juntamente com o Supervisor Regional Anísio Júnior, fizeram a apresentação do processo de implantação e acompanhamento técnico. “O projeto partiu da iniciativa e determinação dos próprios agricultores e nosso papel foi tentar viabilizar toda a assistência técnica para que se tornasse realidade”, enfatizou o supervisor regional, Anísio Júnior.

Durante a visita, os agricultores puderam acompanhar a rotina de trabalho dos mais de 21 jovens apicultores da comunidade, beneficiados pelo projeto e vivenciar tecnologias bem sucedidas, como o uso de biodigestores.

O principal objetivo do encontro foi conhecer de perto a interação ambiental proporcionada pela apicultura na região. “Eu conheci a apicultura nas visitas realizadas pelo IPA e agora tenho a oportunidade de mostrar um pouco do nosso trabalho já em andamento”, disse o apicultor Alexandre Oliveira, presidente da Associação Comunitária do Carão.

Fonte: Núcleo de Comunicação