03 de setembro de 2019

Pesquisador do IPA ministra palestra na 41ª Exposição Regional de Animais de Limoeiro

O pesquisador do Instituto Agronômico de Pernambuco, Sebastião Guido, coordenador do macroprograma de apoio à pecuária de leite, ministrou palestra na última sexta-feira, dia 30, sobre “Estratégias para melhorar a eficiência reprodutiva de vacas leiteiras”, durante a 41ª Exposição Regional de Animais de Limoeiro.

O encontro – de interesse de pecuaristas, técnicos do setor, estudantes e demais funções correlatas – foi bem prestigiado, pois, em Pernambuco, a baixa eficiência reprodutiva é um dos principais problemas que impactam a produtividade de rebanhos leiteiros, com um percentual de vacas em lactação inferior a 30%.

Mas, segundo Guido, há tecnologias que podem ser implementadas para reverter esse entrave. A adoção de biotecnologias aplicadas à reprodução de bovinos leiteiros contribui de forma significante para o ganho em produtividade.

“Um exemplo da inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Essa é uma das principais linhas de pesquisa desenvolvidas na Estação Experimental de São Bento do Una. Os ganhos são superiores a 50% quando a IATF é bem implementada nas propriedades leiteiras”, atesta o pesquisador.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA