09 de fevereiro de 2015

Famílias aprendem a descartar embalagens agroquímicas

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) está orientando 86 famílias do município de Floresta a descartar corretamente as embalagens de produtos agroquímicos. A ação faz parte da Campanha Itinerante de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos. Até o próximo dia 02/03, haverá um ponto de coleta na cidade para que todo o lixo químico seja recolhido.

“Após essa data, o agricultor devolverá a embalagem na loja em que adquiriu o produto, apresentando a nota fiscal. A loja, por sua vez, devolverá ao fabricante. Dessa forma, nós conscientizamos o agricultor e evitamos a contaminação do lençol freático”, explicou o supervisor do IPA Floresta, Tito Ferraz.

As comunidades Angico do Pajeu, Aticum e Malhada Vermelha do Pajeú já participaram do ciclo de palestras. Entre os temas apresentados estão o perigo da utilização dos agrotóxicos sem o devido conhecimento; a importância de usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante o preparo e aplicação; o descarte de embalagens vazias; a forma legal de devolução das embalagens; a solicitação de nota fiscal; a tríplice lavagem; e a inutilização das embalagens.

A iniciativa é da Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf) e ainda conta com o apoio da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (ADAGRO), Prefeitura Municipal de Floresta, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Floresta e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Floresta.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA