30 de abril de 2015

Extensão Rural aperfeiçoa ferramenta de monitoramento

 

Com o objetivo de aperfeiçoar o  monitoramento das ações de extensão rural, gerentes e supervisores passaram três dias reunidos no Centro de Treinamento do IPA, em Carpina. Na ocasião, cerca de 40 colaboradores conheceram o Sistema de Gerenciamento e Acompanhamento de Extensão Rural (Sigaer).

Mais de 60 ações já foram inseridas na nova ferramenta como, por exemplo, conservação e manejo do solo; linhas de crédito; pastagens; entre outras. "O planejamento estratégico, acompanhado do monitoramento, fortalece nossas ações de extensão rural, que beneficia cem mil agricultores familiares, em média", pontuou o presidente do IPA, Gabriel Maciel, ressaltando a importância de implantar o Plano Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que foi construído junto aos agricultores e organizações representativas.

A reunião contou também com uma palestra sobre Assédio Moral, feita pela assessora da Controladoria Geral do Estado (CGE), Karla Júlia. "A palestra trouxe informações sobre a lei e formas de combater o assédio moral. Isso levou o grupo a refletir sobre a liderança nata e a liderança imposta, o trabalho em rede e a necessidade do gestor ter visão estratégica para motivar e impactar positivamente a equipe", avaliou o diretor de ATER, Albérico Rocha.

O presidente Gabriel Maciel fez o encerramento dos trabalhos, com a palestra "Planejamento Estratégico de ATER - 100 anos do IPA". O Instituto Agronômico de Pernambuco foi fundado em 1935 e a intenção de Gabriel é o planejamento da ações do IPA para os próximos vinte anos.