07 de maio de 2015

Oficinas sobre sucos nutritivos beneficiam 400 mulheres do Programa Mãe Coruja

O Programa Mãe Coruja realizou oficinas sobre sucos nutritivos, durante o mês de abril, em 23 municípios pernambucanos. As palestras foram ministradas pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Secretaria de Saúde e pela Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional – SUASAN. De maneira direta, as oficinas alcançaram um público de 400 mulheres cadastradas no Programa, bem como seus familiares.

Por meio das receitas elaboradas, os participantes aprenderam como utilizar frutas e hortaliças na preparação de sucos, elevando o valor nutritivo. Durante a oficina, eles puderam conhecer sucos produzidos a partir da junção de couve folha com limão; laranja, maçã e cenoura; melancia, beterraba e limão, entre outros.

Também foi ensinado como aproveitar integralmente alguns vegetais, usando técnicas adequadas de preparação, aproveitando os resíduos da confecção dos sucos em pratos culinários típicos da região.  “A ideia é desmistificar  a cultura de que não é possível fazer combinações com frutas e hortaliças, as quais não são comumente utilizadas nos sucos, como pepino, cenoura e couve, por exemplo”, explica a extensionista do IPA, Ana Paula Silva.

Segundo ela, a escolha de combinações dos vegetais não foi por acaso, tudo foi pensado a fim de potencializar a absorção de vitaminas, minerais e fibras contidas nos vegetais. “O limão é rico em vitamina c, e ajuda o organismo a absorver o ferro contido nos alimentos. E consumido junto com a couve potencializa, por exemplo, a absorção do ferro encontrado nessa hortaliça”, ressalta ela.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA