Notícias

  • 01
  • OUT/2012

Pesquisador cubano participa de intercâmbio científico no Laboratório de Cultura de Tecidos do IPA

  • FOTO: Marina LIma

O pesquisador cubano e especialista em biotecnologia de plantas Pablo Eladio, do Instituto Nacional de Investigación de la Caña de Azúcar (Inica), está no Recife onde participa, ao longo dos próximos doze meses, de mais uma etapa do programa de intercâmbio científico-tecnológico junto com os especialistas do Laboratório de Cultura de Tecidos do Instituto Agronômico de Pernambuco.

A ação, que teve início em 1996, prosseguiu com a inauguração da biofábrica do IPA, em 1998, levando pesquisadores do instituto à troca de experiências naquele país. Agora, o programa se volta para o uso de biorreatores na produção de mudas que atendem a diversas cadeias produtivas, além das já trabalhadas, a exemplo da cana-de-açúcar, palma forrageira, banana e abacaxi, entre outras.

De acordo com Pablo Eladio, a iniciativa tem como foco a produção de mudas in vitro de alta qualidade e livres de doenças a baixo custo, o que refletirá diretamente no ganho de produtividade e na comercialização, assegurando preços mais em conta para produtores e consumidores finais. “O intercâmbio é importante para ambos os países, uma vez que atende às necessidades dos agricultores de Cuba e do Brasil”, destacou.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

 
Compartilhar:
« Notícias anteriores