Apresentaço



Há mais de meio século, o Estado de Pernambuco conta com o serviço de assistência técnica e extensão rural público estatal como instrumento de apoio ao desenvolvimento rural. Teve início com a Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural (ANCAR), depois com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Pernambuco (EMATER-PE), posteriormente com a Empresa de Abastecimento do Estado de Pernambuco (EBAPE) e, atualmente com a Instituto Agronmico de Pernambuco (IPA), conforme decreto do Governo do Estado, publicado no Diário Oficial em2003. Para a prestação deste serviço, o IPA conta uma Diretoria de Extensão Rural.


De acordo com a nova Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) o serviço público de assistência técnica e extensão rural tem como missão “participar ‘na promoção e animação de processos capazes de contribuir para a construção e execução de estratégias de desenvolvimento rural sustentável, centrado na expansão e fortalecimento da agricultura familiar e das suas organizações, por meio de metodologias educativas e participativas, integradas às dimensões locais, buscando viabilizar as condições para o exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida da sociedade”. Portanto, com base nessa missão e em obediência aos princípios e diretrizes dessa Política Nacional, o IPA tem procurado adequar-se a esta realidade, capacitando todos os seus extensionistas rurais e agentes de extensão rural para oferecer um serviço de qualidade aos agricultores familiares, com eficiência, eficácia e efetividade.


É importante registrar que a atual conjuntura nacional para esse serviço de Ater pública, possibilita um momento ímpar na história contemporânea da extensão rural brasileira e, conseqüentemente, para o IPA, por favorecer a consolidação do seu fortalecimento enquanto instituição de apoio ao desenvolvimento sustentável do agronegócio da agricultura familiar estadual.

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200