Notcias




 

Especialistas criam uma Trilha Ecolgica na caatinga pernambucana

publicada em 04-06-2010

A 1ª Trilha Ecológica da Caatinga será lançada neste sábado, das 9h às 11h, na Reserva Ecológica de Karawa ta, em Gravatá, a 85 quilômetros do Recife. A iniciativa da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), gerenciada pelo instituto Monitore, sociedade civil sem fins lucrativos, acontece em parceria com a Prefeitura do município. O objetivo da ação é a utilização da reserva pela comunidade gravataense, em especial as crianças e adolescentes para conhece melhor o ambiente da caatinga, único bioma exclusivamente nordestino.

 

 

A ação turística de educação ambiental e de aproximação entre a juventude e a reserva ecológica acontece numa área de 200 hectares, a reserva Karawa ta que abriga na metade de sua área total, uma mata de caatinga em fase de regeneração. A programação da 1ª Trilha Ecológica tem início com a diplomação de nove jovens do Projovem, que foram instruídos pelo Instituto Monitore com o apoio da Secretaria de Ação Social da Prefeitura para se tornarem capacitadores e guias de trilhas na reserva.

 

 

O lançamento terá também a participação dos biólogos Judas Tadeu e Galileu Coelho, que durante nove dias de pesquisa de campo em Karawa tã identificaram varias espécies da fauna de vertebrados terrestres, ribeirinhos e aquáticos. As inspeções foram realizadas pelos profissionais entre às 5h e 10h da manhã e às 15h e 18h30, através de caminhadas aleatórias com paradas regulares para avistamentos, escuta, registros sonográficos (zoofonia) e fotográficos. Eles irão fazer um breve relato do que identificaram na área aos participantes da trilha.

 

Fonte: Nordeste Rural

 

www.abelevatorshoes.com  


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200