Notícias




 

Produtores nordestinos querem aumento da cota para leite de cabra

publicada em 09-08-2010

A mobilização envolve representantes de seis estados da região. Eles querem o aumento da cota diária para o produtor de leite de cabra dos atuais 17 litros por dia, para 30 litros dia. A proposta saiu de uma reunião entre os gestores dos programas do leite de Pernambuco, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará e Alagoas, realizada esta semana, no Recife.

 

A proposta será encaminhada ao Ministério de Desenvolvimento social (MDS). Na reunião para discutir o assunto, os gestores dos programas do leite contaram ainda com a presença do secretário Nacional da Sesan, Crispim Moreira, e a coordenadora nacional de Apoio ao Incentivo a Produção e o Consumo de Leite, Zorilda Gomes de Araújo.

 

O secretário estadual de Agricultura, Ranilson Ramos, disse que é preciso adotar medidas para garantir a sustentabilidade da Bacia Leiteira Pernambuco que cresce com a melhoria genética dos rebanhos. “Para isso, é necessária a liberação de recursos, instalação de novos lacticínios e investimento no Programa Balde Cheio da Embrapa que visa dar viabilidade à Produção Leiteira na Agricultura Familiar, transferindo tecnologias aos pequenos produtores”, falou o secretário.

 

A coordenadora do Programa Leite de Todos de Pernambuco, Carolina Morais, o estado distribui, atualmente, 3 mil litros de leite de cabra e a meta é chegar até o final do ano com a captação de 6 mil litros. Para os representantes dos estados, a maior dificuldade encontrada para se trabalhar com o leite caprino ainda é a resistência cultural. “O uso do leite de cabra ainda é encarado como medicinal para a maioria da população”, destacou Manoel Neto, coordenador do Leite no Rio Grande do Norte.

 

Fonte: Nordete Rural


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200