Desde que foi criado, em 1998, o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) já beneficiou cerca de 450 mil jovens e adultos que vivem no meio rural, sendo 346.629 deles no período de 2003 a 2010, quando foram investidos cerca de R$ 201,7 milhões. O programa oferece cursos de educação básica (alfabetização e ensinos fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio e cursos superiores e de especialização.
O Pronera é desenvolvido a partir de parcerias do Incra com movimentos sociais e sindicais de trabalhadores rurais, além de 65 instituições, entre entidades públicas de ensino, instituições comunitárias sem fins lucrativos e governos estaduais e municipais.
Educação se consolida como política permanente
No dia 4 de novembro de 2010, o Pronera passou de ação de governo a política de Estado por meio de decreto assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Com este ato, o público-alvo do programa, antes formado por assentados da reforma agrária, engloba agora toda a população do campo.
Entre os beneficiados estão: agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, acampados,trabalhadores rurais assalariados, quilombolas, caiçaras, povos da floresta e caboclos.
FONTE:MDA