Notícias




 

Ipa Presta Assistência Rural Dentro Do Programa Mãe Coruja

publicada em 16-05-2008

        Dentro das atividades do Programa Mãe Coruja, que visa reduzir os índices de mortalidade materno-infantil em todo o Estado, foi realizada durante dois dias no município de Ouricuri, no Sertão do Araripe, uma primeira fase da capacitação de técnicos que vão atuar no Protocolo Operacional do Programa, instalado nos Cantos Mãe Coruja daquela região. São psicólogos e assistentes sociais, que puderam conhecer o funcionamento e a dinâmica do Programa. Também participaram do treinamento, os representantes do Comitê Regional (composto por 11 municípios) e coordenadores regionais do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, dentro do programa.  

 

            A próxima fase deste treinamento está prevista para os dias 29 e 30 também em Ouricuri. Durante a capacitação, afirma a extensionista rural do IPA, Ana Paula, os profissionais aprendem a acolher e orientar as mães e as crianças. O IPA participa como parceira no desenvolvimento das ações do Mãe Coruja, trabalhando a melhoria da qualidade de vida das famílias, através da assistência técnica e extensão rural, como a elaboração de DAF/Pronaf e realização de cursos de capacitação voltados para a realidade regional, entre outras.

 

            O lançamento do programa no Araripe ocorreu outubro do ano passado, onde se registrou o maior índice de mortalidade materno-infantil do estado.   Enquanto em Pernambuco a mortalidade infantil é de 21 por mil nascidos vivos (2005), a média em Ouricuri chega a 53. O programa será estendido a todas as regiões até o ano de 2010. Já na próxima terça-feira (20), o Mãe Coruja realiza a primeira sensibillização com os gestores municipais, em Arcoverde, no Sertão do Moxotó.

 

            No dia 28, o programa será lançado oficialmente na região, beneficiando 13 municípios. Em seguida alcançará as regiões do Sertão do São Francisco e as Matas Norte e Sul. Ao final de quatro anos, o Mãe Coruja pretende beneficiar mais de 150 mil mulheres que, a cada ano, dão à luz em Pernambuco e dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde.

 

            O Programa está no contexto do Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, que prevê a liberação de recursos para regiões e municípios prioritários em todo país. Para viabilizar a ação, as secretarias de Educação, Mulher, Juventude, Agricultura, Planejamento e Gestão e Direitos Humanos se uniram para ampliar o nível de atendimento. Essas ações integradas com a Saúde objetivam a melhoria de outros indicadores sociais, através de ações articuladas nos eixos da saúde, educação, desenvolvimento e assistência social.

 

            Programa - O projeto Mãe Coruja tem por função atuar em várias áreas garantindo o pré-natal, o parto e o acompanhamento ao recém-nascido. Para isto, O Governo do Estado investe na reforma de maternidades, capacitação de agentes comunitários de saúde, oficinas de incentivo à amamentação, cadastramento informatizado das gestantes e orientações sobre planejamento familiar.

             Ao ingressar no programa, a mãe receberá ainda um kit que contém: um manual da gestante, um encarte sobre direitos reprodutivos e planejamento familiar, um álbum da criança e um enxoval, composto de fraldas de tecido, banheira, bolsa, toalhas e lençóis. 

<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200