Notícias




 

Diretor da Embrapa Destaca Pesquisas de Melhoramento Genético de Grãos do IPA

publicada em 09-09-2008

“A atuação do Instituto Agronômico de Pernambuco com relação às pesquisas de melhoramento genético, principalmente relacionadas aos cultivares de grãos, é de fundamental importância para o País”.  A frase foi proferida pelo Diretor Executivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Geraldo Eugênio, em palestra nesta terça-feira (09), no sede do IPA, sobre “A Biotecnologia e o Melhoramento Genético”.  Ele acredita que a biotecnologia é uma ferramenta essencial para a agricultura, registrando que atualmente existem 114,3 milhões de culturas no mundo, geradas com material geneticamente melhorado.

Inicialmente Geraldo Eugênio falou sobre a produção mundial de grãos, afirmando que a humanidade tem condições de produzir o alimento para abastecer as populações, mas precisa investir na agricultura de forma sustentável. Para ele, o Brasil pode ser um dos grandes produtores de grãos e chegar a 2018 gerando 300 milhões de toneladas de grãos. Atualmente a produção é de 143,7 milhões de grãos ao ano.

            O IPA poderá ajudar o Brasil a atingir este objetivo, através da produção de material geneticamente melhorado, que já vem refletindo positivamente em todo o País. Entre as experiências exitosas do IPA citadas por Geraldo Eugênio estão o milho (CMS 36), o sorgo granífero (IPA 1011) e o forrageiro (IPA 4202 e o SF 15) e principalmente o milheto (IPA Bulk 1 e 2). “O trabalho do Instituto alastra-se além das fronteiras estaduais O Tocantins tem adotado um grande número de cultivares do IPA, especialmente o milheto, que chega a alcançar cinco milhões de hectares cultivados”, enfatizou.

            Também estão registrando ampla aceitação entre os agricultores em todo o Pais o tomate (OuroVivo), cebola (IPA 11 e 12 e a Brisa) e feijão (Phaseolus e Vigna), que tem cultivares desenvolvidos pelo IPA em conjunto com a Embrapa. Com relação à variedades da palma, principal suporte forrageiro para a pecuária regional nos períodos secos, existe mais de 600 mil cultivares distribuídos no Agreste, Sertão e estados do Nordeste.

            Como novas ações para o IPA, o diretor sugeriu um fortalecimento da parceria com a própria Embrapa, universidades e instituições estrangeiras nos estudos básicos de genômicas e de programas de melhoramento genético clássico para as culturas graníferas, forrageiras, frutíferas e hortaliças; fomento ao programa de biotecnologia, especialmente utilizando-se de técnicas de cultivares de tecido e de marcadores moleculares associados aos programas de melhoramento genético, entre outras.

            Participaram da palestra, realizada dentro das atividades de comemorações do aniversário do IPA: o Presidente do órgão, Júlio Zoé de Brito, o Diretor de Pesquisa, Vanildo Alves, pesquisadores da entidade, autoridades ligadas à pesquisa. Na quinta-feira (10), a programação contará com a presença da direção do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER), Argileu Martins, que proferirá palestra sobre “A Extensão Rural no Processo de Desenvolvimento Sustentável”. Á tarde, a partir das 16 h, será realizada uma visita às novas instalações do Laboratório de Fitoterapia do IPA, na rua Dr. João Lacerda, 395 – Cordeiro (Prédio da Perpart S/A). Na ocasião, serão apresentados todos os produtos preparados à base de plantas medicinais e a sua importância em relação à saúde humana. O encerramento das festividades ocorre na sexta-feira (12), com o hasteamento das bandeiras do IPA, de Pernambuco e do Brasil.


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200