Notícias




 

IPA Lagoa do Itaenga inaugura Projeto de Hidroponia

publicada em 23-09-2008

Nesta quarta-feira (24) o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão da Secretaria Estadual de Agricultura promove a partir das 9 horas, em Lagoa de Itaenga, na Mata Norte, o Dia Especial para apresentação da primeira estufa de hortaliças cultivadas através do processo de hidroponia. A estufa foi implantada no local e recebe assistência dos técnicos do instituto naquele município. O evento ocorre no Sítio Eixo Grande, conta com recursos do Pronaf.

Lagoa de Itaenga tem a economia baseada no cultivo da cana-de-açúcar e na agricultura de subsistência. A área rural apresenta cerca de dois mil agricultores familiares, com área média de dois hectares. “A hidroponia vem sendo uma importante fonte de renda para os agricultores e há uma perspectiva de formar um cinturão verde na região, levando o processo para outros municípios circunvizinhos”, afirma o extensionista rural do IPA, José Reginaldo.

            A técnica de cultivo consiste em cultivar hortaliça sem a utilização do solo como fonte de nutrientes. No cultivo hidropônico, os nutrientes que as plantas necessitam para seu desenvolvimento são fornecidos através de sais (adubo) dissolvidos em água. O extensionista do IPA explica que existem diversos sistemas de cultivo hidropônicos adaptados a espécies de vegetal que deseja cultivar, destacando os sistema NFT (técnica de fluxos laminar de nutrientes) e em substratos (com destaque para a utilização da fibra de coco com substrato).

Para os técnicos do IPA, a hidropônia é uma técnica de cultivo bem adaptada às necessidades da agricultura familiar, pois necessita de pequena área, “há uma otimização no uso da água e redução dos agrotóxicos”. Outro benefício é a grande produtividade se comparado ao plantio convencional, onde os produtos que pode chegar até a 200% a mais e com excelente qualidade.

Já foram realizadas diversas capacitações sobre o tema em Lagoa de Itaenga e municípios circunvizinhos. Também foram realizadas reuniões em Feira Nova e Gloria do Goitá objetivando sensibilizar os agricultores dos municípios sobre a nova alternativa de tecnologia para a geração de renda.

O trabalho de difusão e conhecimento para o cultivo hidropônico vem sendo realizado em conjunto pelos agentes de Extensão Rural José Reginaldo Lagoa do Itaenga, Feira Nova Alberto Jorge e Manoel Macena de Gloria do Goitá. O Objetivo é despertar a região para o cultivo hidropônico criando, a médio e longo prazos, um cinturão verde hidropônico. Há atualmente cerca de nove hidrocultores com sua estufa produzindo tomate, cereja com o híbrido Renata, pimentão híbrido Vermelho e Amarelo e pepino Japonês. Os preços destes produtos são comercializados em media por R$ 2,40 o  quilo.


<< Voltar

 

COPYRIGHT © 2008 GOVERNO DE PERNAMBUCO
Av. General San Martin, 1371 - Bongi - Recife - PE - CEP: 50761-000 - PABX: (81) 3184-7200