31 de maio de 2016

Conferência debate rumos da Ater nacional em Brasília

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) participa da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, que acontece desta terça-feira (31/05) até a sexta-feira (03/06), em Brasília. No evento, o Instituto será representado pelos extensionistas: Claudio Dias (Carpina), Joaquim Lucas (Salgueiro), João Paulo Santana (Arcoverde), Rosimar Oliveira (Palmares) e Ana Clara (Surubim).

Sob o lema “Ater, Agroecologia e Alimentos Saudáveis”, mais de mil participantes participam das discussões que vão definir os rumos da política de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). As discussões abordam seis eixos: Sistema Nacional de Ater, Ater e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar, Formação e Construção de Conhecimento na Ater, Ater e Mulheres Rurais, Ater e Jovens Rurais; e Ater e Povos e Comunidades Tradicionais. Coordenado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), o ciclo de conferências começou em outubro de 2015 e teve a participação de mais de 40 mil pessoas de todos os estados brasileiros.

Além das mesas de debate, plenárias e votações, a conferência traz também a MANDALA – Mostra Cultural da 2ª Cnater, com 18 atividades culturais do rural em todo o país, selecionadas por chamada pública. São shows, espetáculos, exposições e oficinas. Outro destaque é a Feira Saberes e Sabores da Agricultura Familiar, onde 38 empreendimentos do Distrito Federal e entorno vão expor seus produtos saudáveis, sustentáveis e agroecológicos.

O paraibano Chico César se apresenta na noite da quarta-feira (1º/06), já a paraense Dona Onete se apresenta dia 2. Juntos, os artistas são os convidados que vão trazer a cultura dos povos do Campo, das Águas e das Florestas em dois grandes shows. O acesso às atrações culturais e à feira é livre, gratuito, sujeito à capacidade máxima do local do evento.

Com informações da Assessoria de Imprensa do MDA

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA