14 de outubro de 2016

Reeducandos participam da implantação de horta orgânica

O Programa Horta em Todo Canto avança na implantação de hortas orgânicas, em diversos espaços públicos de Pernambuco. No último dia 29, reeducandos do sistema prisional estiveram no Hospital Otávio de Freitas para dar continuidade ao trabalho, iniciado em 17 de agosto. Os 17 detentos deram prosseguimento à pintura da unidade de saúde, concluíram a limpeza do espaço da horta e construíram os 12 canteiros, que vão receber plantação de alface, coentro, cebolinha, rabanete, beterraba, quiabo, hortelã, capim santo, entre outras culturas.


Para o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, o Programa estimula as boas práticas entre os detentos. "Esse projeto certamente irá estimular os reeducandos a multiplicarem boas práticas sociais e ambientais. E é oferecendo oportunidade e investindo em capacitação profissional que nós iremos contribuir, efetivamente, para diminuição da reincidência", destacou.

Bartolomeu Albuquerque, 55 anos, está preso há seis anos e participou das duas ações realizadas no Otávio de Freitas. De acordo com o detento, o Programa Horta em Todo Canto tem sido uma oportunidade para ele se sentir parte integrante da comunidade. "Há 8 meses, estou trabalhando na fazenda do presídio, mas foi por esse projeto que comecei a sair para trabalhar fora", contou e agradeceu ao governo estadual: ?Não tenho palavras para agradecer a confiança de vocês. Vou dar o meu melhor para ver esse projeto crescer. Da minha parte, vocês não irão se arrepender. Muito obrigado".

De acordo com Josinaldo Alves, extensionista do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão responsável pelo acompanhamento técnico do Programa, vai ser iniciado o plantio de coentro, cebolinho e ervas medicinais. "Toda semana nós realizamos uma visita técnica ao espaço e avaliamos os próximos plantios, além de promover curso de compostagem, minhocário, fungicida e inseticida naturais para os funcionários do hospital envolvidos no projeto", explicou.

Horta em Todo Canto - O Programa foi lançado, no último mês de agosto, com a inauguração da horta no Palácio do Campo das Princesas. A iniciativa foi idealizada pela primeira-dama, Ana Luiza Câmara, e conta com a coordenação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco (CAISAN-PE). O Horta em Todo Canto promove o cultivo de alimentos sem a utilização de agrotóxicos em equipamentos da administração estadual.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA