31 de março de 2017

Governador assina decreto que regulamenta o Programa Horta em Todo Canto

Na tarde desta terça-feira (23), foi inaugurada a segunda horta orgânica pertencente ao Programa Horta em Todo Canto, na presença do governador Paulo Câmara, do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e demais autoridades. O canteiro, em formato circular, foi construído no Centro de Convenções de Pernambuco e será cultivado por servidores do órgão.
O plantio ainda conta com a assistência técnica da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Na ocasião, Paulo Câmara assinou o decreto que institui o programa e tem o objetivo de estimular a implantação de cultivos orgânicos em espaços públicos, estaduais e municipais.
De acordo com o secretário Nilton Mota, o programa estimula o consumo de alimentos saudáveis, além de colaborar com a produção sustentável, preservando assim o meio ambiente. “O Horta em Todo Canto busca difundir as boas práticas alimentares, seguras nutricionalmente e livres de agrotóxicos. Além disso, os servidores que participam do processo de implantação das hortas passam por uma avaliação nutricional e tem acesso a palestras sobre segurança alimentar”, explicou Mota.
O secretário de Agricultura ainda destacou que a produção das hortas não pode ser comercializada. “A colheita pode ser realizada pelos servidores e usuários de cada instituição, principalmente, pelos funcionários que dedicarem parte de seu tempo para o cultivo dos canteiros”, frisou.
A horta do Cecon está em plena produção e já foram realizadas três grandes colheitas (mais de quatro culturas colhidas) e cinco colheitas menores (no máximo três culturas). Entre as plantas que integram o canteiro estão alface (americana, crespa e roxa), acelga, couve manteiga, cebolinha, rabanete, coentro, quiabo, pepino e pimenta. Além de plantas medicinais como alecrim, erva cidreira, manjericão vick, entre outros.
O Programa – O Horta em Todo Canto foi lançado, no mês de agosto de 2016, com a inauguração da horta do Palácio do Campo das Princesas. Atualmente o Programa conta com a previsão de inaugurar as hortas do IPA e do Hospital Otávio de Freitas. O Compaz do Alto de Santa Terezinha, a Arena Pernambuco, a Secretaria de Estadual de Meio Ambiente e o Hospital Ulysses Pernambucano também estão em processo de implantação dos canteiros.O Programa quer despertar na população pernambucana o interesse de se cultivar hortas orgânicas em prédios, praças e residências