15 de agosto de 2017

Presidente do IPA visita assentamento referência no Estado

Em sua passagem pelo Sertão do São Francisco, o Presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, foi conhecer de perto a experiência exitosa promovida no Assentamento Malhada Real, no município de Lagoa Grande.

Durante o encontro, Maciel, que foi acompanhado pela equipe técnica do escritório de Lagoa Grande, ressaltou a importância do acompanhamento técnico na agricultura familiar. “Aqui é um exemplo clássico de sucesso. Não só por parte dos assentados, como também dos extensionistas envolvidos no trabalho deste assentamento. Só o acompanhamento comprometido é que faz o agricultor crescer e prosperar no campo”, reforçou o gestor.

A primeira presidente mulher da Associação Comunitária de Agricultores de Malha Real, Ana Lúcia Lino da Silva, comentou sobre o trabalho realizado pelas 12 famílias assentadas. “Uma das ações para o sucesso do nosso assentamento é a cobrança do comprometimento na produtividade, onde cada família é responsável por um lote de terra. Caso seja necessário, nos ajudamos e garantimos o ganho coletivo com a venda dos produtos”, disse a agricultora.

Outra medida que auxilia no sucesso dos agricultores e que toda decisão de melhoria no assentamento passa por decisão da associação. Tornando o processo bem democrático entre todos os assentados.

Conhecido como exemplo no associativismo produtivo, o Assentamento Malhada Real conta com o envolvimento de 12 famílias, em mais de 28 hectares de área com plantações de uva, goiaba, manga, macaxeira e jerimum. O assentamento foi o primeiro a se emancipar no Norte-Nordeste, quitando seu financiamento fundiário após seis anos de existência e trabalho, apesar do prazo final ser de 20 anos

A visão de futuro é forte por todos do Malhada Real, dessa forma, já planejam que, na próxima safra, seja plantada a uva de variedade BRS Vitória, fruta muito procurada no mercado para exportação, por não ter semente, ter sabor adocicado e grande potencial econômico.

Fonte: Núcleo de Comunicação