16 de agosto de 2017

Agricultores realizam visita técnica à SERTA de Glória do Goitá

Conhecer alternativas para fortalecer a produção e pensar em outro modelo de convivência com a natureza. Esse foi o objetivo da visita técnica realizada ao Serviço de Tecnologia Alternativa - SERTA, no município de Glória do Goitá, na quinta-feira (10). Participaram 40 agricultores e agricultoras, incluindo jovens e crianças.

O grupo conheceu as experiências, que vão desde os cuidados com o solo, técnicas alternativas de construção de tanques para produção de peixes e  armazenamento de água,  bem como a produção e uso de  biogás e bioágua, técncias de compostagem, biofertilizantes e vermicompostagem e alternativas de irrigação com uso de garrafas pet.

A iniciativa foi realizada pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Escada, por meio da Secretaria de Agricultura, e integra a programação do curso de produção de hortaliças orgânicas que será realizado em três encontros,  inicialmente previstos para terem início em setembro.

 “O foco aqui é a família, por isso fizeram questão que viéssemos todos, inclusive jovens e crianças, para eles conhecerem  e se interessarem em continuar no sitio,  pois é para eles que vamos deixar nossa terra. Eles precisam saber lidar bem como ela e conhecer essas técnicas que equilibram a produção e a convivência”, destacou o agricultor, Jandelison Amâncio , conhecido como  Janda.

Os participantes percorreram, por  cerca de 2h 30, a área produtiva onde estão as hortas, fruteiras, criação de animais, e também a  produção integrada na agrofloresta (área 1 visitada) e  na perspectiva da permacultura e seus zoneamentos.

Destacou-se o planejamento e ao reuso do material da propriedade, tais como tronco, madeira, cerâmica, telha, resto de construção, garrafas pet entre outros que podem ser usados com arte na formação de canteiros, pinturas com corantes naturais como estimulo à criatividade para experimentar e produzir.

“É importante  estimular a criatividade dos jovens e das crianças, assim eles/as se aproximam e com mais entusiasmo produzem, criam e recriam técnicas com arte, diversas formas e formatos e fortalecem a produção”, destaca o professor do Serta, Josivam. O agricultor, Edson Firmino, ressaltou o reuso do material. “Vou adotar o uso da cobertura morta e vou fazer o uso da irrigação através das garrafas pet’s que facilita a irrigação e economiza água”, disse Firmino.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA