31 de agosto de 2017

Médio produtor rural contará com serviço de ATER

Agronegócio na perspectiva do Médio Produtor Rural. Esse foi o tema da palestra ministrada pelo presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, na manhã desta quarta-feira (30), no Centro de Treinamento- Cetreino, em Carpina. A ação integra a segunda e terceira oficinas para nivelamento das informações sobre o Projeto para Prestação dos Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), para o Desenvolvimento Sustentável do Médio Produtor Rural de Municípios do Estado de Pernambuco, que acontece também na quinta-feira (31).

Em seguida, o extensionista Marcelo Rabêlo falou sobre Cenário da caprinocultura de leite no estado. Após o almoço, o extensionista, José Walter de Barros, abordou o tema Pesquisa sobre as características e demanadas do médio produtor (PROATER). A apresentação do projeto Prestação do Serviço de ATER para o Desenvolvimento Sustentável do Médio Produtor Rural ficou a cargo do gerente do DEEP, Josenildo Martins. Por sua vez, o chefe da Divisão da Coordenação Geral da ATER do Mapa, Jailson Lopes, falou sobre Ferramenta de Monitoramento do Convênio.

Hoje (31), a extensionista Ana Paula Silva, abre os trabalhos, discorrendo sobre Metodologia da ATER. O representante do BNB e Banco do Brasil falam sobre o papel das  instituições financeiras. No final, serão realizadas as avaliações, sob a coordenação da gerente do Departamento de Educação Profissional – DEEP, Milze Luz.

O projeto tem como objetivo apoiar e promover o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das unidades produtivas dos médios produtores rurais, com a prestação de um serviço de ATER qualificado e a capacitação desses produtores. O intuito é viabilizar o acesso às novas tecnologias, adequando ambientalmente suas unidades produtivas e buscando o aumento da produção e da produtividade e a geração de empregos e de renda, com a inserção de gênero e geração.

O objetivo é que, ao final, 65 técnicos e 135 médios produtores rurais sejam capacitados e atualizados sobre a cadeia produtiva da bovinocultura de leite e de corte, cadeia produtiva da caprinovinocultura, produção de frutas e hortaliças orgânicas, dentro da perspectiva da produção agropecuária de base agroecológica.

A área de abrangência desse projeto compreende 35 municípios do estado de Pernambuco onde estão situadas as unidades de produção rurais dos médios produtores beneficiários com as ações desse projeto. São ele: Afrânio; Altinho; Araripina; Belo Jardim; Bodocó; Bom Conselho; Bom Jardim; Buíque; Capoeiras; Caruaru; Custódia; Exu; Floresta; Garanhuns; Glória de Goitá; Gravatá; Ipubi; Itaíba; Jatauba; Limoeiro; Orobó; Parnamirim; Pedra; Pesqueira; Petrolina; Quipapá; Riacho das Almas; Santa Maria da Boa Vista; São Bento do Una; São João; Serrita; Sertânia; Surubim; Vitória de Santo Antão e Sanharó.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA