16 de novembro de 2017

Servidores do IPA apresentam trabalhos na XIV FENACAM - 2017 em Natal

Engenheiros de Pesca, integrantes da equipe de extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), estão participando até o próximo sábado (18), da XIV Feira Nacional de Camarão (FENACAM 2017), na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

Durante a feira, os extensionistas e pesquisadores do IPA poderão divulgar e discutir as atividades desenvolvidas pelo Instituto no ramo aquícola, além de se atualizarem e de se integrarem com uma ampla rede de profissionais especialistas do País. “A nossa participação na Feira vai ampliar as parcerias para os desafios comuns que temos no desenvolvimento da aquicultura em Pernambuco”, comentou Maviael Fonsêca.

No evento, serão apresentados seis trabalhos servidores Ivo Thadeu Mendonça, Pedro Rocha, João Paulo de Lima, Lourinaldo Barreto Cavalcanti e Maviael Fonsêca de Castro. Os estudos apresentados foram elaborados em parcerias com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e com o produtor Daniel Cavalcanti, que é assistido pelo IPA.

As apresentações têm as seguintes temáticas: Práticas Associativistas na Piscicultura - Modelo que Rende Frutos; Viabilidade Econômica da Criação de Camarão de Água Doce - Macrobrachium rosenbergii, na Zona da Mata Sul de Pernambuco; Proposta de Implantação de Unidade de Pesquisa e Aprendizagem Coletiva (UPAC) em Aquaponia para Aquicultores e Agricultores de Base Familiar da Mata Sul de Pernambuco; e Desempenho do Camarão de Água Doce Macrobrachium rosenbergii, em Viveiros Escavados na Zona da Mata Sul de Pernambuco.

FENACAM 2017 - A Feira é organizada pela Associação Brasileira dos Criados de Camarão (ABCC) com o apoio de instituições públicas e privadas, mobilizando assim, as instâncias governamentais, empresariais, técnica e acadêmica. A FENACAM é um dos maiores acontecimentos técnico-científico e empresarial para a aquicultura no Brasil e demais países do continente Americano.

O evento tem perspectiva de mais de mil participantes e a programação se concentra em temas relevantes para os produtores, pesquisadores, técnicos, estudantes, além de empresários envolvidos com a carcinicultura e aquicultura brasileira e mundial. Serão apresentadas 58 palestras (sendo 22 realizadas por autoridades e especialistas internacionais, representando 13 países), 246 apresentações de trabalhos técnico-científicos e exposição de 85 estandes de empresas especializadas no ramo.

A feira ainda congrega outros eventos que ocorrerão de forma simultânea e independente, como o XIV Simpósio Internacional da Carcinicultura, O XI Simpósio Internacional de Aquicultura, a XIV Sessões Técnicas e Científicas (Aquicultura e Carcinicultura), a XIV Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura, e o XIV Festival Gastronômico de Frutos do Mar.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação