10 de abril de 2018

Simpósio Nacional de Estudos para Produção Vegetal debaterá desafios do uso sustentável do Semiárido

“Uso Sustentável do Semiárido: desafios e progressos”. Esse é o tema da 3ª edição do Simpósio Nacional de Estudos para Produção Vegetal no Semiárido (SINPROVS), que será realizado entre os dias 7 e 9 de maio de 2018, no Centro de Convenções Raymundo Asfora, em Campina Grande.

Realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA), em parceria com a Sociedade Científica do Semiárido Brasileiro, o SINPROVS é considerado um dos principais eventos da área e, nesta edição, trará diversas novidades na programação, com o intuito de debater os problemas enfrentados pela produtividade agrícola no Semiárido Brasileiro.

Entre os assuntos discutidos estão: manejo de água e solo; exploração de espécies agrícolas e nativas; tecnologias na pós-colheita de produtos agrícolas e impactos dos fatores bióticos e abióticos na Produção Vegetal. Haverá ainda lançamentos de livros, homenagens, assembleias de associados e uma intensa programação cultural noturna para os congressistas.

O evento acontece com a colaboração do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Universidade Federal Rural do Semi Árido (Ufersa), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), através de seu Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, unidade Serra Talhada, Universidade de La Havana (UH), University of KwaZulu-Natal (UKZN), Universidade Nacional de Córdoba (UNC) e Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), entre outras.

 

Atividades

Além da tradicional recepção de resumos simples e expandidos para publicação em Anais, apresentações de trabalhos orais e na forma de painéis, minicursos, palestras e mesas redondas, o SINPROVS trará três palestrantes internacionais, bem como palestrantes nacionais e de relevante impacto científico.

Em parceria com a Agência de Inovação Tecnológica da UEPB e a Lozen Consultoria, será promovida uma sessão com discussões sobre inovação tecnológica e parcerias entre empresas consolidadas e StartUPs voltadas para o segmento agrícola nacional. Os doze melhores trabalhos do SINPROVS receberão como prêmio a publicação na Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa que resulta da parceria feita com o Grupo Verde de Agroecologia e Abelha.

Outra novidade será liderada pela Ufersa, Instituição que proporcionará conversas e possíveis acordos sobre a consolidação de uma rede interdisciplinar e interinstitucional de colaboração científica e tecnológica entre os Programas de Pós-Graduações do Semiárido Brasileiro. Outras informações podem ser conferidas no site do evento www.sinprovs.com.br.

 

 

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA