10 de julho de 2018

Tomate Ferraz IPA 8 se destaca pela excelência no mercado

A Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, de Belém do São Francisco, vem empreendendo trabalhos com o objetivo de pesquisar novas variedades na agricultura para o melhoramento da qualidade técnica e genética dos produtos ao longo dos anos. Fez isso com cebola e, mais recentemente, com o tomate. Para isso, aumentaram-se investimentos e também pesquisa, chegando, após oito anos de estudo, num fruto de alta desenvoltura frente a outros existentes no mercado, resultado do trabalho desenvolvido pelo Engenheiro Agrônomo Edinardo Ferraz.

A partir deste estudo surgiu o Tomate Ferraz IPA 8 que foi testado várias vezes para, então, ser considerado um tomate por excelência ao oferecer frutos firmes, resistentes, que pesam entre 140 e 180 gr. Pois bem, uma vez testado e aprovado, as sementes saíram de Belém para as terras de um agricultor parceiro, na Cidade de Frei Martinho – RN, sendo cultivado, resultando num plantio de três mil pés do fruto que, na prática, resulta numa produção de 600 e 700 caixas de tomate.  

Todo o trabalho desenvolvido no Rio Grande do Norte foi acompanhado por Edinardo Ferraz para ver os diferenciais que poderiam surgir em relação à produção e qualidade em outras terras.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA