10 de outubro de 2019

IPA é destaque no Workshop de Queijos Artesanais do Vale do São Francisco

Potencial de Produção de Queijos Finos no Sertão do São Francisco Caprinos. Esse é o tema da palestra que o extensionista do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Paulo Nogueira, ministra na tarde desta quinta-feira (10), durante o I Workshop de Queijos Artesanais do Vale do São Francisco, no auditório da biblioteca da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Sede, em Petrolina. O evento segue até esta sexta-feira (11), juntamente com o I Torneio de Queijo Caprino do Vale do São Francisco.

A programação conta com a realização de palestras, mesas redondas e relatos de experiência. O I Workshop de Queijos Artesanais terá a participação de produtores rurais, professores e pesquisadores. Entre os assuntos a serem abordados destacam-se o mercado de queijos artesanais, sanidade do rebanho, uso de fitoterápicos na produção animal, empreendedorismo, harmonização do queijo de cabra com vinho e cerveja, entre outros assuntos. O Workshop será encerrado com a Hora do Queijo e o Torneio de Queijos, no final da tarde da sexta-feira.

O evento é organizado pelo Grupo de Estudos em Caprinos Leiteiros, vinculado ao Colegiado de Medicina Veterinária da Univasf; pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias no Semiárido; e pela Pós-Graduação em Ciência Animal. O coordenador do evento, professor Daniel Ribeiro, ressalta que o Workshop também visa refletir sobre um sistema para a criação de cabras leiteiras, levando em consideração a agroecologia, para a preservação do meio ambiente.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA